Nos textos coerentes temos ainda:
• A Inferência, ou seja, quando vamos além do que o texto explicita.
Para melhor elucidação da inferência, citaremos como exemplo um comercial onde jovens estão em uma situação de paquera.
Imagine que um dos jovens possui em uma de suas mãos um copo com um líquido escuro. Ao vermos o líquido escuro inferimos que o líquido escuro possa ser o refrigerante Coca-Cola, por exemplo. Porém ao mesmo tempo, outro jovem mostra uma garrafa de Guaraná e consegue conquistar a jovem, objeto de desejo.
No exemplo acima o líquido escuro lembra a Coca-Cola, e quando vemos que o rapaz que porta o Guaraná é quem fica com a garota, inferimos que o comercial pretende mostrar que o Guaraná é melhor que o refrigerante Coca-Cola.
• Intertextualidade, ou seja, quando recorremos ao conhecimento prévio de outros textos, conteúdo ou forma.
Para melhor elucidação da intertextualidade citaremos como exemplo algumas imagens do desenho animado dos Simpsons:
Nesta imagem, vemos o personagem Bart, dentro de uma piscina, nu, atrás de uma nota de dinheiro.
Ocorre que tal imagem é uma intertextualidade da capa de um CD do Nirvana.
Para quem não conhece Rock, por exemplo, a única imagem pensada será justamente a imagem do Bart nadando nu, atrás de dinheiro, porém, quem conhece a banda Nirvana certamente lembrará da capa do CD, onde um bebê completamente nu supostamente nada atrás de uma nota de dinheiro.
Ainda usando o desenho animado dos Simpsons:
Nesta primeira imagem, vemos uma intertextualidade do filme do Batman de 1989, de Tim Burton, onde Bart se veste de "Bartman" na convenção de gibis e fala "Sou o Bartman". A intertextualidade ocorre quando o leitor associa com o filme de 1989, onde o Batman pega o coringa e provem a frase "Sou o Batman".
Nesta imagem Maggie vira a cabeça em 180 graus, para os nascidos entre a década de 80 e 90, a imagem é facilmente associada com o filme "O Exorcista" de 1973, de William Friedkin, quando a jovem possuída vira sua cabeça em uma angulo de 360 graus completos ao ver sua mãe entrar no quarto.
Por fim, para que não restem dúvidas da intertextualidade, mencionaremos a imagem acima, onde os Simpsons permanecem em uma casa e tentam matar uns aos outros. Essas cenas remetem ao filme "O Iluminado" de 1980, de Stanley Kubrick.
Diante dos episódios mencionados fica é claro que a intertextualidade nada mais é do que o prévio conhecimento do leitor sobre determinado assunto, possibilitando-o assim melhor entendimento e trazendo coerência para leitura de um texto ou visualização de uma imagem.
• Estratégias Cognitivas, ou seja, aquelas que dizem respeito ao uso do conhecimento de mundo, partilhado, contexto sócio cultural.
Para melhor elucidação das estratégias cognitivas ilustramos com o desenho abaixo:
Para aqueles que não possuem conhecimento sócio-cultural, ou de mundo, a imagem retrata apenas um homem com roupa militar com uma foice em suas mãos. Porém, aqueles que leem um pouco mais sobre o mundo certamente irão associar diversas informações na imagem, como por exemplo, a boina usada pela caveira; veja que na boina existe o símbolo da bandeira do Egito, não obstante, a caveira está usando o uniforme militar egípcio. Ora, para aqueles que possuem conhecimento da realidade atual do Egito certamente será fácil associar que tal desenho refere-se a repressão dos militares aos manifestantes que saem às ruas no Egito e exigem a Vitória de Mohamed Morsi, já que mesmo após as eleições serem realizadas não houve manifestação sobre o novo Presidente eleito pelo povo.
Outro exemplo que citaremo será o MOBRAL. Para que a pessoa tenha conhecimento sobre o que é MOBRAL é necessário ter conhecimento de um pouco da história brasileira. O MOBRAL foi um movimento brasileiro de alfabetização criado em 1977 pelo regime militar, e tinha como objetivo a alfabetização de jovens e adultos. Desta forma, um jovem com 15 anos, ao ler em um cartaz os seguintes dizeres: “Para uma melhor vida vá ao MOBRAL” certamente não entenderá o significado de MOBRAL, não vendo coerência alguma para aquele texto, uma vez que tal jovem não possui conhecimento sócio-cultural sobre o que foi o movimento.
Texto por Iole Pontes
Arte por Jéssica Oliveira
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