Para oficializar: Linguística é a ciência que tem por objeto de estudo a linguagem, ou seja, estuda os fenômenos linguísticos e pode ser dividida em vários estudos. Dentre eles:
- fonética, o estudo dos diferentes sons empregados na linguagem;
- fonologia, o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua;
- morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras;
- sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.
- semântica, podendo ser, por exemplo, formal ou lexical, o estudo dos sentidos das frases e das palavras que a integram;
Sobre as Dicotomias de Sausurre, veremos as quatro divisões básicas que foram usadas pelo linguista e que, por meio delas, foi capaz de garantir à linguística seu status de ciência. São elas: Langue x Parole; Diacronia x Sincronia; Paradigma x Sintagma e Significante x Significado.
Referente à Arbitrariedade e Linearidade, falaremos dos significados das palavras, do por quê de uma porta chamar-se “porta” e não “paçoca”; ambas são palavras, mas o que atribui os seus respectivos significados?
Para Variação Linguística reservamos um trabalho detalhado sobre as diferenças que podem haver em uma mesma língua. Falando assim parece vago, mas vamos imaginar: um mineiro tem uma variação diferente de um paulista, que fala diferente do pernambucano, que fala diferente do gaúcho e por aí vai... Note que todos eles falam português, com suas devidas variedades, e é isso que abordaremos sobre o tema.
Por último, mas não menos importante, falaremos de Preconceito Linguístico – um dentre tantos outros, e bem antigo, vem antes mesmo da Linguística. Quais as causas, o que acarreta, as diferenças que gera nos falantes de uma mesma língua. Mesmo parecendo abstrato, esse tipo de preconceito é muito recorrente, e não só dos falantes de língua portuguesa.
Agora que você está bem informado, vamos à leitura?
Texto por Jonatahas Souza
Arte por Jéssica Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário