Num texto, certos elementos comparam-se
Aos fios que costuram-se entre si as partes de uma
vestimenta. Cortados esses fios, o que sobra
São simples pedaços de pano.
Platão e Florin. Lições de texto: leitura e redação.
São Paulo: Ática, 1998.
Entre as Conjunções
O Verbo Ser levou Emília para a Casa das Conjunções, que ficava ao lado.
— As Conjunções — explicou ele — também ligam; mas em vez de ligarem simples palavras (como fazem as Preposições) ligam grupos de palavras, ou isso a que os gramáticos chamam Oração.
— Oração não é reza? — perguntou Emília.
— E reza e é também uma frase que forma sentido perfeito. Quando alguém diz: Emília é uma boneca, está formando uma Oração curtinha. Mas há frases muito compridas, compostas de várias Orações; nesse caso é preciso ligar as Orações entre si por meio das Conjunções. Não fazendo isso, a frase cai aos pedaços.
— Compreendo — disse Emília. — Se eu digo... — e engasgou.
— Espere — advertiu Ser. — Se você diz: A água é mole e a pedra é dura, você está amarrando suas Orações diversas com o barbantinho da Conjunção E.
Emília viu na Casa das Conjunções dois armários, um com as Conjunções Coordenativas e outro com as Conjunções Subordinativas.
No armário das Coordenativas encontrou muitas conhecidas suas, como E, Também, Então, Bem Como, Que, Ou, Mas, Porém, Todavia, Senão, Somente, Pois Bem, Ora, Aliás...
— Como são numerosas! — comentou a boneca. — Nunca supus que fosse necessário tanta variedade de fios para amarrar as Senhoras Orações.
— Os homens costumam amarrar as Orações de tantos modos diferentes, que todas essas cordinhas se tornam necessárias.
Emília ainda viu lá Logo, Pois, Portanto, Assim, Por Isso, Daí, Ou, Isto É, Por Exemplo, e muitas mais.
No segundo armário estavam as Conjunções Subordinativas, que ligam as Orações dum modo especial, escravizando uma à outra. Eram igualmente abundantíssimas, e Emília notou as seguintes: Quando, Apenas, Como, Enquanto, Desde Que, Logo Que, Até Que, Assim Que, Ao Passo Que, Se, Salvo, Exceto, Sem Que, Porque, Visto Que, De Modo Que, Para Que, Segundo, Conforme, Embora e outras.
— Xi. . . São tantas que já estão me enjoando — disse Emília, fazendo um muxoxo. — Chega de Casa de Fios. Vamos ver outra coisa.
[...]
Monteiro Lobato, Emília no País da Gramática.
São Paulo, Brasiliense.
São Paulo, Brasiliense.
- Determina como cada parte faz referência a outras. É como as pegadas que direcionam o faro do leitor, ajudando-o a lembrar-se do que já foi dito e a criar certa expectativa em relação ao que ainda esta por dizer. Nesse caso, estamos falando da coesão referencial.
- Dá direção e sentido às ideias do texto, deixando clara a articulação entre elas, ao mesmo tempo em que cria relações de contraposição, conjunção, adição, conclusão, concessão e muitas outras. Aqui, falamos da coesão estrutural. A coesão estrutural opera como os joelhos e os cotovelos: são as juntas do texto.
Coesão referencial
Tem muito a ver com o uso de alguns pronomes pessoais como eles(s), ela(s), a(s), o(s); pronomes demonstrativos como esse(s), este(s), aquele(s) e suas variantes; e alguns pronomes relativos como que, o qual, cujo, onde.
Coerência
Falar em coerência significa falar na unidade de sentido no texto, o que é conseguido quando relacionamos os significados de cada uma de suas partes.
Além dos enlaces internos, a coerência textual também prevê adequação das informações colocadas no texto, ou seja, a criação de um diálogo entre o texto e o contexto também representa um fator de coerência. Assim, podemos falar em coerência interna e coerência externa.
A coesão é certamente fundamental para a construção do todo textual, mas ela, sozinha, não é capaz de produzir um texto. Veja um exemplo curioso:
João vai à padaria. A padaria é feita de tijolos. Os tijolos são caríssimos. Também os mísseis são caríssimos. Os mísseis são lançados no espaço. Segundo a Teoria da Relatividade, o espaço é curvo. A Geometria Rimaniana dá conta desse fenômeno.
Veja que, apesar de cada uma das frases fazer alguma referência a outra parte do conjunto, o que mostra coesão, o texto não tem nenhum sentido. Dessa forma, ter sentido é imprescindível na produção de um texto que deseja efetivamente comunicar algo.
Texto por Camila Aparecida
Arte por Jéssica Oliveira
Arte por Jéssica Oliveira
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