domingo, 2 de junho de 2013

Os Tipos de Coesão Textual

As relações coesivas são classificadas de acordo com a função que exercem no texto. A seguir explicaremos sobre os tipos de mecanismos coesivos: referênciasubstituiçãoelisãoconjunção e coesão lexical.

Referência

A coesão referencial acontecesse quando se usa itens que não são interpretados pelo seu próprio sentido, mas sim por sua função de referenciação a outro item presente ou não no texto.

Você deixou sua HQ do Batman aqui.

Neste primeiro exemplo, a palavra aqui refere-se a algo que não está explícito no texto, mas sim a algo que só sabemos de acordo com a situação comunicativa. Classificamos isso como referência endofórica.



Já a referência exofórica acontece quando o referente está presente no texto, como é possível ver no exemplo seguinte:

Ele é um super-herói dos quadrinhos da editora americana DC Comics. Batman protege Gotham City do mal. Ela é inspirada em grandes cidades do mundo com altos índices de criminalidade.

Neste mesmo exemplo podemos observar que há duas referenciações que se distinguem pela sua posição em relação ao item principal no texto.

Os termos Ele (pronome referencial) e Batman (termo principal) formam uma referência exofórica catáfora, pois o pronome "ele" refere-se a um termo que ainda será citado no texto.



Enquanto isso, os termos Gotham City (termo principal) e Ela (pronome referencial) formam uma referência exofórica anáfora, já que o pronome "ele" refere-se a um termo que já foi citado no texto.



Substituição

Substituição de um termo através de uma aproximação semântica, ou seja, de significado e que não recupera totalmente o item referente, já que não há equivalência de sentido entre as palavras.

Coringa estava raivoso. O vilão, enfurecido, tentou assassinar Batman.

Os termos raivoso e enfurecido (clique nas palavras para acessá-las no dicionário), possuem significados aproximados, mas não exatamente iguais, sobre ações ou modos de estar violentos ou agressivos. Digamos que o sentimento de fúria é mais intenso que o de raiva.



Elisão

A elisão, também denominada de anáfora zero, recupera um item em um espaço vazio. Por exemplo:

Mulher-Gato gosta de comer morango; Batman, pera.

Perceba que no exemplo evitamos repetir o termo "gosta de comer" através do uso da pontuação, produzindo um espaço vazio no texto que o leitor consegue recuperar. Se esse mecanismo não tivesse sido usado, a oração ficaria: "Mulher-Gato gosta de comer morango. Batman gosta de comer pera."



Conjunção

A coesão por conjunção ocorre quando estabelecemos relações significativas entre itens e orações através do uso de conectores como advérbios, preposições e, principalmente, conjunções. Essas conexões podem exprimir adição, causa, adversidade, tempo, condição, entre outros.

Alfred trouxe chá e biscoitos. (Função de adição)

O nome do vilão é Charada porque ele gosta de criar quebra-cabeças e enigmas. (Função de causa)



Robin juntou-se a Batman quando sua família foi morta. (Função de tempo)

Seline Kyle é a Mulher-Gato, mas seu animal favorito é o cachorro. (Função de adversidade)



Coesão Lexical

Retomada literal ou parcial de palavras ou termos, que pode acontecer de diversos modos:

Repetição do mesmo item lexical, quando a palavra é retomada literalmente.

Duas-Caras era promotor público de Gotham City. Duas-Caras enlouqueceu quando jogaram ácido em uma parte de seu rosto.





Expressões nominais definidas, quando referimos a uma exata mesma coisa usando nomes diferentes. Não é um conhecimento linguísticos, mas de mundo.

Batman é o herói que a cidade merece, mas o homem-morcego não é o que a cidade precisa agora.




Hiperônimo é quando o primeiro elemento possui uma relação de todo-parte com o segundo elemento, enquanto o Hipônimo é o contrário. Vamos montar um exemplo usando as palavras batmóvel e veículo. O termo veículo é mais genérico, então é o todo, já o termo batmóvel é mais específico, então é a parte.

veículo estava estacionado na garagem da mansão. O batmóvel estava bem sujo. (Relação de todo-parte - Hiperônimo)

batmóvel estava estacionado na garagem da mansão. O veículo estava bem sujo. (Relação de parte-todo - Hipônimo)


Texto por Jéssica Oliveira
Arte por Jéssica Oliveira

Um comentário: